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Atividades

AtendimentoAtividades Produção Alunos

Favor qualquer dúvida conferir em sala de aula ou por e-mail.
Numeração das atividades em ordem decrescente de tempo – (ex. mais atuais p/ antigas – … 4,3,2,1)
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FAÇA O DOWNLOAD DA FICHA TÉCNICA SIMULAÇÃO DE ATENDIMENTO (ATIVIDADE 2, ITEM 1 – ENTREGA ENTRE 28/09 E 02/10 )
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2) A agência de publicidade é uma empresa que presta serviços a terceiros. Por isso, o trabalho diário sempre envolverá uma relação externa que caberá ao atendimento fazer a mediação. O cliente é peça chave e fundamental neste processo, afinal será dele que virão as demandas e, claro, o retorno financeiro. Para que vocês possam verificar um pouco mais da atividade do atendimento, neste trabalho, sugiro que entrem em contato com algum tipo de empreendimento e peça para conhecer como é feita a comunicação da empresa, seja ela a interna ou a externa. Neste momento, em que cursam uma faculdade, a sociedade deposita em vocês os melhores votos possíveis. Sendo assim, criar uma intimidade comercial com alguma empresa poderá ser mais fácil do que se imagina. A maioria das pessoas acredita que estudantes podem fazer a diferença e irão recebê-los com bastante entusiasmo.

Quando uma empresa procura uma agência (o que é mais normal), ela está disposta a resolver alguma demanda no que tange a comunicação. Não necessariamente, um problema de comunicação. Entretanto, a primeira coisa que a agência deve fazer, tendo o atendimento como seu porta-voz, é conhecer o negócio de seu futuro cliente. A informação é um bem valioso em nosso tempo, por isso, não se pode amplificá-la com a propaganda e a publicidade sem saber ao certo o que se está comunicando. Sendo assim, é extremamente necessário conhecer o ramo de atividade, os concorrentes, a história e o passado tanto da empresa, quanto de seus produtos e mesmo, de sua comunicação. É saber mesmo, os maiores detalhes possíveis para não se propor algo que já foi testado sem sucesso no passado ou até mesmo usado pela concorrência. Além disso, é valioso conhecer a comunicação interna do cliente. Como ele se comunica com funcionários, parceiros comerciais, fornecedores, instituições públicas.Portanto, conhecer a si mesmo é o tema. Você irá conseguir informações que facilitarão o entendimento dos processos e ainda até ajudará ao cliente a se conhecer.

São três campos de informação que poderão mapear este trabalho de pesquisa:

Qual é a missão da empresa?

O seu propósito, o por que de sua existência, o que propõe como objetivo ético e produtivo para suas atividades, como vê sua imagem diante seu público, quem faz parte do seu público, em que irá contribuir para o organismo econômico-cultural de nossa sociedade; Por que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?

Qual é a sua visão?

A visão é o futuro almejado pela empresa e com que perfil de conduta poderá ser alcançado o conjunto de objetivos e finalidades que se deseja. Sendo assim, é preciso prever de que forma poderá conseguir conquistar suas metas:

Quais tarefas dependerão do esforço individual? Pelo esforço de equipe? Pela injeção de recursos?

Portanto, nela deve conter o que a empresa aspira e o que ela inspira nas pessoas para que suas aspirações sejam concretizadas. FARIA afirma que a visão “deve ter luz suficiente (inspiração) para apontar o caminho que leva à concretização da aspiração” .

O caminho da visão deve conter práticas, ser realista e facilmente visível. Assim, mesmo que se proponha objetivos muito altos, que fique transparente as reais possibilidades de se alcançar aquilo que se almeja.

Visão: aspectos de aspiração e inspiração; prática, realista e visível – seguem algumas perguntas importantes:

O que a empresa quer se tornar? Em qual direção? Onde estará daqui 5, 15, 30 anos? O que ela será?

– Em que direção é preciso apontar os esforços? O que cada um está ajudando a construir, tanto dentro da empresa, quanto esta na sociedade?

– Os recursos investidos guiam a empresa para qual direção?

Quais são os valores?

Estes são os princípios e crenças que guiam os processos da empresa. São critérios para o comportamento, atitudes, decisões de qualquer um dos segmentos e profissionais envolvidos, exercendo suas responsabilidades, na busca de seus objetivos, em sintonia com a missão e mirando a visão.

Valores correspondem a um conjunto de crenças ou princípios que:

Crenças e Processos - Carlos Alberto de Faria

Crenças e Processos - Carlos Alberto de Faria

Os valores fazem parte daquilo que mais deve ser prezado pela empresa, do seu início ao fim. Devem ser facilmente definidos e ao mesmo tempo, pouco flexíveis. Havendo mudanças de postura e não, necessariamente, de consciência. É claro, que se com o tempo, estes valores se encontram desatualizados, é preciso saber como introduzi-los aos novos tempos.

Os valores devem responder as seguintes questões:

Como as pessoas devem se portar internamente? Como elas se relacionam (por que meios, termos)? Como se relacionam com seus clientes?

– Como a empresa trata clientes e fornecedores? De que forma negocia? Qual é o relacionamento da empresa com a comunidade? Quais as responsabilidades frente à sociedade?

– Quais são os valores, crenças e princípios importantes para a empresa?

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A partir do reconhecimento a cerca da empresa será possível ao mesmo tempo, enxergar os processos de comunicação (internos/externos) e propor soluções, formas de atuação e planos de propaganda para o cliente. Sendo assim, a partir do primeiro contato com os virtuais clientes, serão requeridos 4 relatórios que devem conter:

1) Descrição da empresa (ramo  e tempo de atuação/ principais negócios/ tamanho (filiais e braços da empresa) e número de funcionários/ como é composta a diretoria/empresa familiar ou não, qual tipo de sociedade corresponde (veja outro link para isso)/ Qual setor a empresa participa – primário (Agrícola); Secundário (Indústria) ou Terciário (serviços)) e Missão.

Entrega: Semana entre 28/09 e 02/10

2) Qual é a visão da empresa? (seu histórico e quais objetivos almeja alcançar, com qual perfil e planejamento)

Entrega: Semana entre 19 e 23/10

3) Quais são os valores da empresa e quais ações de comunicação interna e externa da empresa?

Entrega: Semana entre 16 e 20/11

4) O que o atendimento poderá indicar de soluções para a comunicação da empresa? Propor um briefing para o cliente.

Entrega: Semana entre 30/11 e 04/12

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1) O atendimento é um profissional que deve se interar de todas as possibilidades de mídias possíveis ao seu redor. Atualmente, existem muitas formas de se fazer anúncios, entretanto é preciso, sobretudo, conhecer aquelas que compõem o escopo das mídias tradicionais: TV, Rádio, Jornais e Revistas, Mídias externas (outdoors, bussdoors, empenas),  gráficas e sites ou portais de Internet com alcance mais geral. Sendo assim, cada aluno ficará responsável por listar algum tipo de veículo, trazendo ao conhecimento da turma os canais de mídia em Juiz de Fora.

Valor: 4,0

Data de entrega: Semana entre os dias 21 e 25/09.

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